Interpretação e Produção de texto

Os objetivos da disciplina são de introduzir os alunos as discussões sobre Conceito de texto e contexto. Organização e constituição das ideias de texto. Tipos e gêneros textuais. Fatores de textualidade envolvidos na construção do sentido. Abordagens teóricas sobre leitura. Concepções de leitura e produção. Níveis e estratégias de leitura. Práticas de leitura e produção. Mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita. Coesão e coerência.

Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de compreender o universo da Interpretação de Texto.

Conceito de texto
Qualidades e defeitos de um texto
Erros de interpretação: extrapolar, reduzir, contradizer
Resumo e síntese
Estruturação do período e do parágrafo
Níveis de Linguagem
Coerência e coesão
Tipologia textual

Marcelo Paiva

Coordenador de cursos de pós-graduação de Português Jurídico, Língua Portuguesa, Linguística, Revisão de Texto e outros quinze cursos, o professor Marcelo Paiva é autor de 46 livros sobre o uso adequado de nosso idioma em especializações relacionadas principalmente à atividade institucional e acadêmica. Ministra cursos e presta consultoria a diversos órgãos públicos: Conselho Nacional de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal Militar, Ministério Público da União, Câmara dos Deputados, Polícia Federal, tribunais regionais e estaduais, ministérios etc.